quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Grupo de apoio a adoção


Um fato que foi determinante no nosso processo de adoção foram as nossas participações no grupo de apoio à adoção de nosso estado, o Instituto Amigos de Lucas (http://www.amigosdelucas.org.br/). Todos os estados possuem ONGs assim, normalmente nas capitais.
Os GAs são feitos para pessoas que pensam, querem ou já adotaram, e até mesmo simpatizantes pela causa.Lá encontrei muitas pessoas e casais que apenas estavam amadurecendo a ideia, entendendo todo o processo necessário, inclusive como proceder, um local para compartilhar vários tipos de dúvidas que possamos ter. Nos informaram da atual situação das pessoas que querem adotar e as crianças disponíveis, descobrimos que adotar irmãos, principalmente grupos, era mais fácil. E o grupo aos poucos foi nos ensinando essa realidade, pois a maioria dos casais da diretoria possuía três ou mais filho, entre biológicos e adotivos, isso nos contagiou!
Quando nós começamos a frequentar já estávamos habilitados, na fase da ESPERA! Desde a primeira reunião me senti muito aliviada, um local onde eu podia chegar e dizer para todos abertamente que eu não podia ter mais filhos, sem aquele constrangimento de quando me cobravam na rua e ai quando vai encomendar o próximo filho, e engolindo um seco com a mais pura simpatia eu dizia: eu perdi o útero não posso ter mais, e acabava sendo alvo de pena.

No GA era diferente, eu ouvia casos muito mais desgastantes que o nosso, e compartilhava do mesmo sentimento: ESPERANÇA, de que o nosso filho chegaria logo. Todo depoimento eu chorava, sem vergonha nenhuma, era poder colocar para fora a minha angustia de ter que esperar. Inúmeras vezes eu presenciava a entrada de casais com seus filhos adotivos, que estavam indo ao grupo pela primeira vez após o processo, nossa que alegria!!! Todos nós aplaudíamos como boas-vindas, sentindo a realização daquela família. Que benção poder viver momentos assim, aquilo me animava muito, cada vez que voltava de lá estava com as baterias recarregadas, eu, pois o meu marido sempre voltava um pouco confuso, talvez porque ele não queria apenas adotar e sim ajudar a todos!
Uma das primeira pessoas que ficaram sabendo da nossa adoção foi a presidente do grupo, nossa ela vibrou junto comigo ao telefone, era uma conquista de todos nós, pois o grupo batalha para melhorar os processos de adoção aqui no sul. Entenda quando eu digo batalhar, é ir falar com juízes, visitar abrigos, montar grupos, os GAs possuem muitas funções que nos ajudam, possuem advogados, psicólogos e pessoas prontas para nos ajudar.
Não preciso dizer o quanto foi incrível a nossa primeira ida com as crianças até o grupo, aquela recepção enchia mais ainda o meu coração de alegria, eu era a legitima mãe boba, ou como disseram uma "galinha" cheia de "pintinhos", pois eram os quatro apinhados em nossos colos. Eu sentia a esperança nos olhos de quem nos ouvia contar a história, me senti grata a Deus por poder compartilhar com todo o final de uma história muito feliz como a nossa, ou melhor, o início!

Nossa intenção é um dia montar um GA aqui, que atenda nossa cidade e vizinhas, por isso montei esse blog, quero encontrar pessoas próximas para podermos montar encontros sobre esse assunto.
Procure um GA no seu estado e participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário